SAN PEDRO DE ATACAMA

7 dias

Roteiro: Guiado

Grau de dificuldade: Moderado

São Pedro de Atacama

Vale da Lua- dos Cactus- Mars -Machuca-Rio Grande – Tatio Geiser- Alto Loa-Vale Lasana- Calama.

O tour de 7 dias de Bike & Hike no deserto de Atacama vai levá-lo fora das rotas conhecidas, em áreas não acessíveis por veículo e trilhado apenas por nativos locais e suas lhamas ou rebanhos caprinos. Vamos encontrar pequenas aldeias, gêiseres, lagoas, vales, restos arqueológicos, fauna andina, juntamente com o deserto mais espetacular e paisagens de montanha, sempre coroado por altos vulcões adormecidos.

Uma viagem para não esquecer!

O Deserto do Atacama é comumente conhecido como o lugar mais seco do mundo. Embora a quase total falta de precipitação seja a característica mais proeminente do Deserto do Atacama, exceções podem ocorrer. O Inverno Boliviano ou Altiplano é um fenômeno que pode produzir um pouco de chuva e abundantes tempestades elétricas, e ocorre nos meses de janeiro e fevereiro.

Dia a dia

Dia 1: Calama – San Pedro

Chegada ao aeroporto de Calama, Transfer para San Pedro e hospedagem.

Hotel: La Casa de Don Tomaz.

Dia 2: Los Ayllus – Caminhada Vale da Luna – Observar as Estrelas

Quando você chegar ao San Pedro de Atacama nossos guias irão encontrá-lo as 9hrs aproximadamente e checarão as bicicletas para o passeio.
Esta manhã, teremos uma grande experiência introdutória à cultura Likan Antay e seu modo de viver. Sairemos do hotel de bicicleta e pedalaremos por diversos ayllus. O Ayllu é um tipo antigo de organização e gestão de terras, criado pelos povos altiplanos que habitavam esses locais desérticos.
Passaremos por Solcor, Sequitor e Tulor. Faremos nossa primeira parada no sítio arqueológico de Tulor, um dos sítios mais antigos do norte do Chile. Em seguida, encontraremos Wildo e sua família no Coyo ayllu, e compartilharemos com sua família algumas atividades diárias e cosmovisão ancestral.
Almoçaremos em um restaurante local em Coyo degustando comida típica preparada com produtos locais.

Distância de bicicleta: 30 km aproximadamente, mistura de asfalto e estrada de terra. Elevação: 2.400m.

À tarde, seguiremos em direção ao Vale da Lua, localizado na Cordilheira do Sal, que forma uma barreira natural entre o Oceano Pacífico e o Salar de Atacama. A caminhada começa na rocha Coyote, uma estranha formação rochosa e aprofundando-se na cordilheira e nas suas formas geológicas.
Faremos uma caminhada de 2 horas pelo Kari George, admirando belas vistas do Atacama. A Lua é conhecida por suas formações escultóricas e rochosas. O sal emerge à superfície, cobrindo a superfície com uma camada seca e esbranquiçada que dá ao local um aspecto lunar.

Distância de caminhada: 8 km aproximadamente. Elevação: 2.400m.

À noite, desfrutaremos de um incrível passeio de astronomia. Vamos passar 2 horas, que começam com uma aula de astronomia em uma sala especialmente equipada, seguida por uma observação de estrelas a olho nu e, finalmente, uma observação telescópica de corpos celestes.

Refeições incluídas: Almoço;
Hotel: La Casa de Don Tomas.

Dia 3: Caminhada no Vale dos Cactos & Fontes Termais – Bike de Chaxa Lagoon

Caminhada matinal. Após o café da manhã, saída do seu hotel em direção ao Nordeste. A excursão começa subindo desde o povoado Guatín rodeado por cactos centenários.

A caminhada começa subindo ao longo de uma encosta de 250 metros (820 pés) em direção às fontes termais de Puritama. Assim que chegarmos às fontes termais, vamos relaxar na água mineral quente e desfrutar de petiscos.

Distância de caminhada: 6.8 km. Elevação: 3.600m

Bike da tarde. À tarde, pedalaremos de San Pedro a Toconao. Na chegada, visitaremos a Praça principal, a Igreja e o histórico campanário, todos símbolos históricos desta cidade. Além disso, iremos visitar algumas hortas e provar alguns vinhos locais.

Em seguida, continuaremos pedalando em direção à Reserva Nacional Los Flamencos, onde está localizado o Salar do Atacama e a observação de pássaros é incrível. O Salar do Atacama é o maior campo de sal do Chile e suas grandes quantidades de sal tornam a superfície branca e áspera.Lá, vamos esperar até o pôr do sol e depois voltar para o hotel em San Pedro.

Distância de bicicleta: 63.7 km. Elevação: 2.400m.
Refeições incluídas: Café da manhã;
Hotel: La Casa de Don Tomas.

Dia 4: Bike na Lagoa Cejar – Bike Piedra de La Coca, Vale de Mar

Bike matinal. Hoje pedalaremos em direção a Ojos del Salar, as lagoas Tebinquinche e Cejar, onde você terá a oportunidade de nadar, desfrutando do efeito gravitacional causado pela quantidade de sal condensado, flutuando com muita facilidade. Seus olhos ficarão maravilhados com a bela cor turquesa da lagoa.

Distância de bicicleta: 40 km. Elevação: 2.400m.

Bike da tarde. Após o almoço, saímos do hotel em direção ao Vale do Catarpe. Pedalamos por um antigo túnel antes de iniciar uma descida que nos levará à Piedra de la Coca, um local com pinturas rupestres.
Continuamos nossa excursão ao Vale da Paciência por terrenos rochosos e no caminho de volta passamos pelo Vale de Marte.

Distância de bicicleta: 36 km. Elevação: 2.400m.
Refeições incluídas: Café da manhã;
Hotel: La Casa de Don Tomas.

Dia 5: Bike e Caminhada de Guatin para Machuca & Rio Grande

Hoje, faremos uma excursão de dia inteiro combinando ciclismo e caminhada. Começaremos a pedalar de Guatín em direção à vila de Machuca, começando a 3.600 metros acima do nível do mar (11.810 pés). Subiremos de bicicleta, passando pelas gargantas intermediárias, formações rochosas até chegar às planícies altas onde fica Machuca.

Lá, desfrutaremos dos pântanos e poderemos apreciar diferentes espécies de pássaros.
Depois faremos uma caminhada ao longo de um riacho até o Rio Grande. Nesta exploração, podemos observar a fauna e os típicos terraços de cultivo andino. O caminho é uma antiga trilha de caravanas e segue ao longo do rio. Faremos uma parada para almoçar em Peñaliri, um vilarejo abandonado e continuaremos caminhando até chegar ao Rio Grande, um vilarejo muito charmoso e autêntico.

Distância de bicicleta: 22 km;
Distância de caminhada: 16 km;
Elevação: 3.600m – 4.000m;
Refeições incluídas: Café da manhã / lancheira;
Hotel: La Casa de Don Tomas.

Dia 6: Caminhada Tatio Geyser

Hoje faremos uma caminhada no campo geotérmico Tatio. Faremos uma caminhada por abrigos abandonados e vida selvagem nativa. Esta caminhada em torno da colina de Copa Coya até os gêiseres do Tatio proporciona momentos inesquecíveis. A rocha avermelhada pela qual o vale mais amplo é conhecido se transforma em um cinza empoeirado ou laranja claro ao longo desta excursão, que começa nas trilhas ao redor do Monte Copa Coya.

A rota é conhecida por atrair uma boa parte da vida selvagem durante a caminhada, incluindo Vizcachas nativas, Vicuñas e uma abundância de plantas de llareta, as mais longevas do mundo.
Almoçaremos no campo geotérmico com possibilidade de banho nas piscinas termais. Posteriormente, retornaremos a San Pedro de Atacama e desfrutaremos de um jantar com seus guias locais.

Distância de caminhada: 9 km;
Elevação: 4.400m;
Refeições incluídas: Café da manhã / piquenique / jantar;
Hotel: La Casa de Don Tomaz.

Dia 7: Bike Aldeias Andinas – Alto Loa

Hoje deixaremos a cidade de San Pedro de Atacama para descobrir belas e charmosas cidades do Alto Loa. Seguiremos em direção à região de Tocorpuri, passando por alguns alagados e extensos planaltos.
Começaremos a pedalar a 4.000 metros (13.125 pés) em uma estrada asfaltada. A estrada tem colinas e vistas incríveis de vulcões e ravinas.

Andaremos de bicicleta por cerca de 40 quilômetros (24,5 milhas) descendo a famosa Cuesta de la Chita até chegar à cidade de Caspana, que se desenvolve em um ambiente de plantações agrícolas e pequenos rebanhos.
Após o almoço, continuaremos pedalando pela região do Alto Loa para chegar ao povoado Ayquina e ao isolado Turi Pukara, um residencial e cerimonial da cultura Atacama, datado do ano 1250.
Por fim, seguiremos para Calama, onde passaremos a noite e desfrutaremos de nosso jantar de despedida juntos.

Distância de bicicleta: 89 km;
Elevação: 4.400m;
Refeições incluídas: Café da manhã  piquenique / jantar de despedida.

Dia 8: Bike Vila Chiu Chiu & Vale de Lasana - Traslado Aeroporto de Calama

Após o café da manhã, sairemos do hotel em direção a Chiu Chiu, um vilarejo localizado em um oásis que nos tempos pré-hispânicos tinha uma grande concentração de população Likan Antay e fazia parte da Trilha Inca.
Começaremos a pedalar pelo Vale Lasana, até chegarmos a Lasana Pukara, uma fortaleza do século 12 bem preservada com mais de 100 edifícios construídos em pedra.
Depois de visitar este sítio arqueológico, seguiremos finalmente em direção ao Aeroporto de Calama (CJC), para você pegar seu próximo vôo.

Distância de bicicleta: 20 km;
Elevação: 2.700m;
Refeições incluídas: Café da manhã;
Fim dos nossos serviços.

Mapa

Bikes

Para outros modelos peça o manual.

  • Valores
  • Datas
  • Incluso
  • Não Incluso
  • Informações

Valores por pessoa em duplo: USD 3830,00;
Adicional Single: USD 325,00.

Pagamento:
Entrada 25% saldo em até 6X no cartão de crédito;
Taxa de reserva USD 130,00 por pessoa.

Opcionais:
Aluguel de bicicleta USD 250,00.

2021
26 de setembro; e 10 de outubro.

2022
5 de junho; 3 e 17 de julho; 25 de setembro; 9 de outubro.

Tours garantidos com mínimo de 4 pessoas.
Grupos privativos sob consulta.

  • Pequenos grupos com até 12 pessoas no máximo;
  • Guia turístico profissional (proporção de 8: 1 convidado para guia);
  • Transporte particular com trailer e bicicletário;
  • Transfer Calama – San Pedro;
  • 6 noites de acomodação em hotel 3 *, San Pedro;
  • 1 noite de hospedagem em hotel 4 *, Calama;
  • Ciclismo e caminhadas (6 passeios de bicicleta e 4 caminhadas), cultura local e fontes termais;
  • Refeições conforme itinerário (6 cafés da manhã, 4 almoços e 2 jantares);
  • Primeiro copo de vinho chileno, cerveja ou refrigerante durante nossos jantares de grupo;
  • O desperdício zero de lanches na rota da Amity, incluindo: água potável, cerveja local, bebidas isotônicas, mix para trilhas, frutas frescas e barras energéticas caseiras;
  • Gratificações em restaurantes e hotéis;
  • Seguro médico e de acidentes;
  • Camisa de ciclismo;
  • Peças do ciclo básico (carcaça do cabo, tubos, pneus e raios);
  • Capacetes, pedais e garrafas de água disponíveis mediante solicitação;
  • Taxas de entrada para fontes termais e parques nacionais;
  • Garrafa térmica;
  • Seguro de viagem.
  • Voos internacionais e locais;
  • Seguro de viagem e cancelamento de viagem;
  • Outras peças e componentes da bicicleta (desviador, pedaleira, garfo, etc);
  • Bebidas e coquetéis extras;
  • Serviços de SPA e Lavandaria;
  • Aluguel de bicicletas disponível mediante solicitação – Aluguel de bicicletas: US $ 250 para todo o passeio;
  • Gratificação para equipe local. Ao final da viagem, gratificação para a tripulação por um trabalho bem executado é muito apreciada. Nós o encorajamos a usar seu critério e gorjeta de acordo com o nível de serviço que você recebe. Como diretriz, o padrão da indústria é $ 120 dólares por pessoa, por guia.

Para mais informações e reservas

CNPJ: 35.868.967/0001-74

Rua Rui Frazao Soares, 121 – SALA 214
ALA CURACAO SHOPPING LA PLAYA- Alfa Barra
CEP: 22793-074
Rio de Janeiro-RJ

chris@amsteltour.com

(21) 2495-4901

Precisando de ajuda?